Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Como Surgiu a Plataforma

Para entender como surgiu a Plataforma do Matriz, é importante contar um pouco sobre a história do desenvolvimento de sites na PROCERGS.

Então vamos a uma breve linha do tempo:

LinhaDoTempo01
Linha do Tempo 1 - Foto: PROCERGS
LinhaDoTempo02
25121039-linhadotempo02.jpg - Foto: PROCERGS
TudoFacil
25121041-tudofacil.jpg - Foto: PROCERGS

     

Plataforma
25121040-plataforma.jpg - Foto: PROCERGS

Com a mudança da Arquitetura, percebeu-se que era possível muitos tipos de integração em uma única interface,  ou se ter o mesmo resultado em diversas interfaces, já que temos bases/sistemas especializados e únicos. Surgindo assim a Plataforma de Serviços Matriz:

Infográfico Matriz Site
30164256-infografico-matriz-site.png - Foto: PROCERGS

Ainda existe muita coisa a ser desenvolvida para que todos esses componentes fiquem disponíveis, mas as primeiras integrações nativas do Matriz com o Sistema de Manifestações (Demandas do Estado/Ouvidoria), Login Cidadão, Agendamento de Serviços e Carta de Serviços foram uma grande evolução, que transformou um Administrador de Conteúdos de Sites em uma Plataforma Digital.

Benefícios

Com essa Plataforma, temos sistemas especializados e que atendem de forma transversal múltiplos clientes, o que nos traz muitas vantagens como:

  • novas funcionalidades e melhorias trarão benefícios conjuntos, ou seja, todos os clientes da plataforma terão melhorias.
  • um maior aproveitamento de recursos de desenvolvimento, ganhando conhecimento do negócio, agilidade e produtividade.
  • cada vez mais autonomia do cliente para disponibilização de conteúdos e serviços.
  • custos menores e formas de contratação mais variadas.
  • mais flexibilidade e uma melhor experiência do cidadão, visto que podemos ter o mesmo resultado(conteúdo, serviço) em diversas interfaces (sites, apps e sistemas).
Compartilhe essa página
Site do Framework Matriz