Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Modelos de sites

O Matriz possui modelos prontos, que possibilitam desenvolver sites de uma forma rápida, organizada e com um menor custo.

Os modelos são temas (templates), que inicialmente foram pensados, pela PROCERGS em parceria com a SECOM, para atender 4 categorias de sites: Institucional, Notícias, Serviços e Multimídia. Com a evolução da plataforma e visando atender as necessidades das Instituições do Estado, outros modelos vão sendo construídos e disponibilizados, conforme apresentaremos nesta seção.

Além dos modelos de site, o Matriz também possui também um modelo para intranets.

Mas por que usar os modelos?

  • Para que o cidadão perceba o Governo como uma entidade organizada e eficiente.
  • Para ter um site responsivo, se adapta a dispositivos móveis, e acessível, de acordo com a Lei de Acessibilidade DL5296, Padrões e-Mag. 
  • Para ter agilidade, reduzindo custos e prazos.
  • Para fazer parte de um projeto maior de Governo, atendendo ao padrão de Governança do Estado, PGOV 02/2016 e Acordos de Resultados.
  • Estrutura de conteúdos pré-definida, conforme Lei de Acesso à Informação, e seguindo as orientações do TCE.

Como escolher o modelo?

É importante salientar que, antes de escolher um modelo, deve ser pensado qual o conteúdo que a Instituição precisa disponibilizar, com que freqüência e volume cada conteúdo será publicado e o que precisa ter mais destaque, dentre estes conteúdos.

Também deve ser avaliado o público-alvo que acessa o site, o que é mais procurado, qual objetivo do site. Se for possível, analise estatísticas de acesso e/ou pesquisa com usuários do site atual para definir quais conteúdos tem mais relevância e acesso.

O modelo não deve ser escolhido por questões visuais e sim pelo foco da Instituições e tipo de conteúdo mais relevante.

Conte com a experiência da PROCERGS para auxiliá-los nesta escolha!

Abaixo os modelos disponíveis:

Conteúdos relacionados

Compartilhe essa página
Site do Framework Matriz