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Desenvolvimento de um Site

Para iniciar o desenvolvimento de um site nosso processo acontece assim:

  • Faz-se uma 1a reunião com à equipe do cliente, em que apresentamos o Matriz e entendemos a demanda.
  • Depois desta reunião, o cliente faz uma organização de seus conteúdos e avalia/escolhe qual dos modelos de sites mais se enquadra nas suas necessidades e encaminha para a PROCERGS.
  • Com base nestas informações, é feito um pré-projeto do site e enviada uma proposta comercial ao cliente.
  • Após o aceite da proposta comercial, a etapa de projeto é iniciada, sendo produzida uma proposta de layout do site para avaliação do cliente.
  • Após à aprovação do layout é feito o cronograma de desenvolvimento.
  • O Site é desenvolvido e entregue para homologação e inclusão dos conteúdos pelo cliente.
  • Após essa etapa de homologação, é agendado a data de implantação do site.

Como organizar meu conteúdo para um site?

Antes de escolher um modelo/template para o site, ou pensar em seu visual gráfico, é muito importante ter uma boa organização dos conteúdos que serão disponibilizados, quais deles tem maior relevância, qual o objetivo do site, a quem se destina, quais serviços serão disponibilizados...

Para tentar ajudar nisso, algumas perguntas que podem apoiar neste processo:

  1. Quais os principais conteúdos que serão disponibilizados no site.
  2. Qual o público que à instituição quer atingir?
  3. Dos conteúdos que serão publicados, quais tem maior relevância para esse público?
  4. Organize a lista do item 1 da maior relevância para a menor relevância.
  5. A Instituição tem serviços online? Quais? A quem se destinam?
  6. Da lista de conteúdos do item 1, defina quais os responsáveis pela atualização de cada conteúdo e qual a periodicidade de atualização.

Outras dicas bem importantes:

  • Se existe um site atualmente no ar, avalie as estatísticas de acesso, para identificar os conteúdos mais acessados e de maior relevância.
  • É muito relevante sempre pensar nas pessoas que acessam o site e evitar organizar o conteúdo por siglas ou departamentos, que são de conhecimento apenas da Instituição.
  • O link do site deve ser amigável, tanto para o usuário, quanto para os mecanismos de buscas, facilitando que o site e seu conteúdo seja encontrado, então evite URLs (links) com siglas, defina uma palavra chave ou expressão que é vinculada ao objetivo da instituição. Ex.: Secretaria de Educação, educacao.rs.gov.br.

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