Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desenvolvimento de um Site

Para iniciar o desenvolvimento de um site nosso processo acontece assim:

  • É feita uma 1a reunião com à equipe do cliente, em que apresentamos o Matriz e entendemos suas necessidades.
  • Depois desta reunião, o cliente faz uma organização de seus conteúdos, logo abaixo preparamos um pequeno questionário com orientações que ajudam nesta etapa.
  • Com este questionário respondido o cliente encaminha a PROCERGS, que fará uma análise das informações, desenvolverá um pré-projeto e uma proposta comercial.
  • Após o aceite da proposta comercial, a etapa de projeto é iniciada, sendo produzida uma proposta de layout do site para avaliação do cliente.
  • Após à aprovação do layout é feito o cronograma de desenvolvimento do site.
  • O site é desenvolvido e entregue ao cliente para homologação e inclusão dos conteúdos.
  • Posteriormente à homologação, é agendado a data de implantação do site.

Como organizar meu conteúdo para um site?

Antes de escolher um modelo/template para o site, ou pensar em seu visual gráfico, é muito importante ter uma boa organização dos conteúdos que serão disponibilizados, quais deles tem maior relevância, qual o objetivo do site, a quem se destina, quais serviços serão disponibilizados, com que freqüência cada conteúdo será gerado,... Enfim, informações importantes que farão toda a diferença para a criação do template mais adequado.

Algumas perguntas que podem apoiar neste processo:

  1. Quais os principais conteúdos que serão disponibilizados no site?
  2. Qual o público que à instituição quer atingir?
  3. Dos conteúdos que serão publicados, quais tem maior relevância para esse público?
  4. Organize a lista do item 1 da maior relevância para a menor relevância.
  5. A Instituição tem serviços online? Quais? A quem se destinam?
  6. Da lista de conteúdos do item 1, defina quais os responsáveis pela atualização de cada conteúdo e qual a periodicidade de atualização.
  7. A instituição tem estrutura para geração de imagens de boa qualidade para ter área no site com maior apelo visual, como galeria de fotos/imagens, conteúdos com destaques com imagens?
  8. Algum outro site que gostaria de indicar como referência positiva para o projeto?

Outras dicas importantes:

  • Se existe um site atualmente no ar, avalie as estatísticas de acesso, para identificar os conteúdos mais acessados e de maior relevância.
  • É muito relevante sempre pensar nas pessoas que acessam o site e evitar organizar o conteúdo por siglas ou departamentos, que são de conhecimento apenas da Instituição.
  • O link do site deve ser amigável, tanto para o usuário, quanto para os mecanismos de buscas, facilitando que o site e seu conteúdo seja encontrado, então evite URLs (links) com siglas, defina uma palavra chave ou expressão que é vinculada ao objetivo da instituição. Ex.: Secretaria de Educação, educacao.rs.gov.br.
  • A grande maioria dos usuários acessa a internet utilizando celular, por isso o site sempre deve 1o ser pensado para se adequar a telas menores, sendo possível uma leitura clara e carregamento leve.
  • Lembre-se também que os conteúdos precisam ser acessíveis então é bem importante que os administradores de conteúdo se informem sobre isso na nossa sessão sobre este assunto.
  • Procure organizar o conteúdo em grandes categorias/assuntos que serão os menus, mas é importante não criar itens muito extensos, pois além de dificultar a questão visual, também vai dificultar a navegação e usabilidade, principalmente em telas menores. Lembre-se, pense sempre em quem vai acessar em um celular, não em uma tela grande de computador.

Conteúdos relacionados

Compartilhe essa página
Matriz