Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Modelo Institucional

O novo Modelo Institucional consolida uma evolução no projeto gráfico das versões anteriores, mais limpo e objetivo, traz unidade e consistência na linguagem visual dos sites do Estado do RS. Os cabeçalhos foram reprojetados e padronizados de acordo com os níveis hierárquicos de cada órgão. Os rodapés também tiveram uma redistribuição dos conteúdos para melhor aproveitamento, bem como aplicação da marca de governo padronizada.

Na parte cromática, foi disponibilizada uma paleta de cores aderente à nova identidade visual do Governo do Rio Grande do Sul.

O novo modelo traz ganhos na agilidade e adaptabilidade de desenvolvimento e manutenção de novos sites.

Exemplo para Secretarias de Estado

Para secretarias e órgãos da administração direta, temos um cabeçalho composto por denominador seguido pelo nome do órgão, aplicados junto ao brasão do RS.

Home Padrão 2019

00 Home Padrao2019 LG (.png 1,05 MBytes)

Variação de cores

O modelo institucional é disponibilizado nas cores predominantes cinza, verde, vermelho e amarelo, de acordo com o Manual de Identidade Visual atualizado do Governo do Rio Grande do Sul.

Variação de cores do modelo padrão 2019 - cinza, verde, vermelho e amarelo.
Cores modelo padrão 2019

Exemplo para órgãos vinculados

Para autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações. Nestes casos, o cabeçalho apresenta logo abaixo da barra do estado uma segunda barra de funcionalidades, exibindo o nome da secretaria vinculada do órgão.

16143209-00-home-vinculada-lg.png

*Obs. 1: Vinculadas e departamentos: caso possuam marca própria e assim o desejarem, podem utilizar o padrão de cabeçalho de autarquias, com liberdade de cores em seu projeto gráfico. Se não tiverem, será utilizado o padrão de secretaria, onde o denominador menor apresenta o nome da secretaria, e o nome do departamento na fonte maior.

*Obs 2: Sites temáticos e programas de governo – estes têm liberdade em questão de layout e cores, devendo apenas apresentar a barra de funcionalidades com o nome da secretaria vinculada, além da barra de governo do RS. Recomendamos o uso do Modelo Hotsite nestes casos.

Variedade de componentes

O Matriz possui mais de 40 componentes que permitem a apresentação de diferentes conteúdos de variadas formas, como links, mídias, eventos, notícias entre outros. Desta forma, seu site pode ser estruturado da forma que melhor apresente suas informações e serviços para seu público.

Exemplo de página com outros componentes

Variação do padrão 2019

00 home padrao2019 variacao lg (.png 1,69 MBytes)

Alguns Sites que já estão usando o novo modelo:

Conteúdos relacionados

Matriz