Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acessibilidade nos sites Matriz

a marca da acessibilidade tem uma figura humana dentro de um círculo azul
acessibilidade web - Foto: Wikimedia Common

Os sites desenvolvidos na plataforma Matriz atendem às recomendações de acessibilidade descritas no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG.

Acessibilidade na Web diz respeito à facilidade de acesso, por qualquer pessoa, independente de condições físicas, intelectuais, técnicas ou dispositivo que utiliza. Portanto, um site acessível deve promover a inclusão digital, facilitando o acesso de todos.

Existe uma gama de dispositivos (tanto softwares quanto equipamentos) que compõe a chamada Tecnologia Assistiva. Podemos citar como exemplo: programas leitores de tela, mouses adaptados, teclados adaptados, linha Braile, ampliadores de tela, entre outros. O que todos estes dispositivos precisam para cumprir bem a sua função, é de sites que tenham sido construídos com obediência aos padrões Web “Web Standards” determinados pelo consórcio internacional W3C, além é claro dos padrões de acessibilidade para a Web. Veja algumas particularidades de alguns públicos:

  • Cego: utiliza software leitor de tela ou linha Braile, precisa de textos e links bem descritos. Site deve funcionar bem sem o uso do mouse e monitor
  • Daltônico: tem dificuldade em identificar algumas cores. Site deve fornecer alternativa para ser visualizado com alto contraste de cores, de preferência em preto-e-branco
  • Visão diminuída: eventualmente utiliza software ampliador de tela ou até lupa. O site deve permitir que as letras sejam aumentadas sem perda de entendimento da informação
  • Surdo: não consegue perceber o conteúdo de áudios ou vídeos. O site deve fornecer vídeos com legenda, com transmissão paralela em Libras ou conteúdo alternativo em texto
  • Mobilidade reduzida: utiliza algum tipo de mouse ou teclado adaptado. Site deve funcionar bem somente com uso do mouse, assim como somente com o teclado
  • Limitação intelectual: o conteúdo do site deve ser de fácil compreensão, com uma linguagem acessível ao maior público possível
  • Tablets e smartphones: pessoas podem optar por utilizar somente dispositivos móveis. Site deve se adaptar automaticamente a qualquer dimensão de dispositivo móvel e não pode depender de mouse para seu bom funcionamento

É muito importante lembrar que não apenas quem constrói o site deve se preocupar com a acessibilidade. O conteudista (aquela pessoa que insere o conteúdo no site) tem uma importante parcela neste mesmo objetivo. A ferramenta de construção de sites Matriz, bem como a sua ferramenta de administração de conteúdo, fornecem todos os elementos necessários para se criar um site acessível.

Para melhor entendimento, a tabela abaixo exemplifica algumas recomendações de acessibilidade e indica quem é o responsável, quem se beneficia e o porquê.

Recomendação Responsável Beneficiados Motivo
Utilizar o código HTML de forma lógica e semântica Desenvolvedor Todos Cada elemento HTML deve ser utilizado para o fim que ele foi criado. O código
semanticamente correto é muito importante para usuários com deficiência visual, pois
os leitores de tela descrevem primeiro o tipo de elemento e depois realizam a leitura
do conteúdo que está dentro desse elemento.
Utilizar atalhos para algumas áreas importantes Desenvolvedor Cegos, mobilidade reduzida Com combinações de teclas o usuário pode ir diretamente para o campo de busca, para o menu ou para o conteúdo da página.
Permitir ao usuário parar qualquer animação Desenvolvedor Disléxicos, epiléticos Elementos animados dificultam a leitura por disléxicos e podem induzir ao início de crises em certos tipos de epilepsia.
Uso de alto contraste de cores Desenvolvedor Dautônicos Evitar a dificuldade de navegação no site em função das cores utilizadas.
Permitir que todas as funcionalidades do site sejam acessadas pelo teclado Desenvolvedor Cegos, usuários de dispositivos móveis Não devem ser programados elementos no site que dependam somente do mouse para seu funcionamento.
Descrever com clareza os links Desenvolvedor e Conteudista Cegos Os leitores de tela ‘falam’ para o usuário o texto descrito nos links. Portanto não use “Clique aqui para acessar a Lei nº 1234”. Prefira “Clique aqui para acessar a Lei nº 1234” ou ainda “Acesse a Lei nº 1234”.
Descrever siglas Conteudista Todos Sempre que utilizar qualquer sigla, descreva-a imediatamente.
Descrever imagens Conteudista Cegos Toda imagem deve ter, além de um título, uma descrição detalhada destinada a permitir ao deficiente visual entender o que está contido nela.
Não abrir nova janela sem a solicitação do usuário Desenvolvedor, Conteudista Cegos, idosos, iniciantes É muito importante que os links abram na guia ou janela atual de navegação, pois os usuários com deficiência visual podem ter dificuldade em identificar que uma nova janela foi aberta. Iniciantes no uso da web também tendem a se confundir quando abrem-se novas janelas.
Informar o usuário sobre a sua localização no site Desenvolvedor Todos Utilizar a ‘migalha de pão’ para o usuário saber qual o caminho que percorreu para chegar à página que se encontra no momento. Exemplo:
Você está aqui: Inicial > Ensino > Editais
Utilizar documentos em formatos acessíveis Conteudista Todos Os documentos devem ser disponibilizados preferencialmente em HTML. Também podem ser utilizados arquivos para download no formato ODF, tomando-se os cuidados para que sejam acessíveis. Se um arquivo for disponibilizado em PDF, deverá ser fornecida uma alternativa em HTML ou ODF.
Permitir redimensionamento sem perda de funcionalidade Desenvolvedor Todos O site deve adapta-se a todos os tamanhos de telas dos dispositivos utilizados pelos usuários.
Fornecer alternativa para áudio Conteudista Surdos Disponibilizar a transcrição em texto do áudio.
Fornecer estratégias de segurança específicas ao invés de CAPTCHA Desenvolvedor Cegos, visão diminuída Muitas vezes as imagens com letras e números distorcidos são de difícil leitura. Para os cegos é impossível lê-las. Existem alternativas, como por exemplo formular perguntas de fácil interpretação.
Não justificar o texto (alinhar à esquerda e à direita) Desenvolvedor, Conteudista Todos, Disléxicos Estudos comprovam que um texto que esteja justificado prejudica a fluência da leitura. Recomenda-se o alinhamento à esquerda somente. Indivíduos com dislexia têm especial dificuldade em ler textos justificados.

 

Para aprofundar o assunto de acessibilidade, recomendamos a leitura dos materiais abaixo:

Conteúdos relacionados

Compartilhe essa página
Matriz