Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Linguagem Simples e acessibilidade

desenho de pessoas com balões de fala
O que é linguagem simples? 

Como técnica de comunicação, é um conjunto de práticas voltadas para elaboração de textos fáceis de ler.

Uma comunicação é simples quando a pessoa que lê o documento ou ouve a mensagem, consegue entender o conteúdo de forma fácil, sem precisar reler o texto várias vezes ou pedir explicações sobre a mensagem.

É importante lembrar que Linguagem Simples não é uma linguagem informal!

É possível escrever de forma simples e acessível seguindo as normas da Língua Portuguesa.  Recomenda-se utilizar palavras que sejam conhecidas pela pessoa que vai ler o texto. Evitando também o uso de siglas e jargões. 

Vídeo curto sobre Linguagem Simples

00:00:00/00:00:00

Explicação sobre Plain Language

Vídeo educativo que explica a linguagem simples Crédito: UFRGS

Coloque-se no lugar do leitor

Outro ponto importante, é fundamental se colocar no lugar do leitor na hora de escrever um texto. Deve-se levar em conta, a capacidade das pessoas que vão ler o texto para que consigam compreender as informações.  

Siga a hierarquia da informação

A estrutura da informação deve seguir uma sequência lógica. As informações essenciais e mais importantes devem aparecer primeiro. Depois, aparecem as informações complementares e auxiliares. 

Quanto mais usuais e corriqueiras as palavras forem, melhor será a comunicação! 

É importante evitar o uso de jargões, termos técnicos e siglas, pois essas palavras podem dificultar a compreensão das informações.

 Ao escolher as palavras para um texto informativo ou para um documento, prefira as palavras concretas. Outra boa dica é trocar os substantivos abstratos por verbos de ação, como no exemplo a seguir:

Em vez de: “Leve em consideração a faixa etária dos usuários”,

Prefira: “Considere a faixa etária dos usuários”.

 

Vá direto ao ponto

 A dica para escrever frases mais curtas e fáceis de ler é fazer primeiro um rascunho e, depois, eliminar o que for desnecessário. Usar a ordem direta também facilita a compreensão dos textos. 

Para elaborar um texto com  Linguagem Simples

Faça uma revisão (ou verificação), onde você deve entrar em um estado empático para se imaginar no lugar das pessoas que vão ler o texto.

O que devo verificar no texto?

  • Há alguma informação que desconsidera a pessoa que lê?

  • Há alguma informação que está fora da sequência lógica?

  • Há alguma palavra pouco comum?

  • Há alguma palavra abstrata?

  • Há alguma frase longa?

  • Há frases em ordem indireta?



E a acessibilidade?

Ao escrever os conteúdos de um site (notícias, artigos e etc) a equipe deve utilizar a linguagem simples ao mesmo tempo que observa as diretrizes de acessibilidade. Quando descrever imagens, siglas ou links, por exemplo. Isso facilitará o trabalho dos leitores de tela dos usuários. Os leitores de tela descrevem primeiro o tipo de elemento e depois realizam a leitura do conteúdo do elemento. Assim utilizar  a  hierarquia da informação (da mais importante à complementar) e do HTML( forma lógica e semântica), pode auxiliar o leitor a encontrar o que precisa mais rápido.

 

Para saber mais:

Há cursos gratuitos oferecidos pela ENAP

Primeiros passos para uso de Linguagem Simples 

Desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação. Quer saber como aplicar a linguagem simples? 

— Primeiros passos para uso de Linguagem Simples

Acessibilidade na Comunicação 

Neste curso, você irá compreender o conceito biopsicossocial e as terminologias ligadas às pessoas com deficiência. Entrará em contato com a legislação, compreenderá como utilizar recursos e técnicas que melhoram a acessibilidade, além de ver exemplos práticos de comunicação acessível, tanto em eventos presenciais como em conteúdo web e impresso. Inscreva-se agora e tenha oportunidade de compreender como a comunicação pode ser mais acessível e democrática para todos!

— Acessibilidade na Comunicação

Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?

Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples e compreensível? Este curso vai te ensinar uma forma estruturada de fazer isso. O curso apresenta e aprofunda a discussão sobre o uso da linguagem simples no setor público e a importância da disseminação da pauta no Brasil.

—  https://www.escolavirtual.gov.br/curso/332

Arquivos anexos

Links relacionados

Conteúdos relacionados

Matriz